Por Thomas Toscano
Notícias Literárias #20
Olá, amantes do livro! Nessa newsletter, vamos falar um pouco mais sobre as notícias do mercado editorial e do mundo da literatura, trazendo informação e curiosidades da semana
Qual é o prêmio mais importante que um autor pode receber?
Foi anunciada nesta semana a vencedora do PEN/Faulkner Award for Fiction 2023, premiação dos EUA conhecida por dar aos escritores o poder de voto em colegas de trabalho. Yiyun Li venceu com o romance “The Book of Goose”, ganhando prestígio e reconhecimento por todo o país. Mas qual é o prêmio mais prestigioso que um autor pode receber?
Como muitos sabem, o principal prêmio literário é o Nobel de Literatura. Criado em 1901 por Alfred Nobel, busca consagrar aquele que produza “no campo da literatura o trabalho mais notável em uma direção ideal”. Diferentemente da maioria das premiações, o Nobel de Literatura não é escolhido por alguma obra específica, mas é tido como uma coroação da carreira de um autor. Assim, é preciso mais do que um romance de sucesso para concorrer ao Nobel.
Um grande “concorrente” ao Pulitzer nos EUA é o National Book Award. Mais integrada ao mercado editorial, a premiação também se volta a autores norte-americanos, mas costuma premiar obras diferentes das do Pulitzer, já que as indicações partem das editoras responsáveis. Para o mercado, esse é o prêmio que gera mais impacto em vendas e divulgação.
Sua contrapartida britânica é o Booker Prize, antigo Man Booker Prize, que laureia obras escritas e publicadas em língua inglesa – tendo também uma categoria internacional para obras traduzidas para o inglês. A inclusão de obras de fora do Reino Unido veio apenas em 2014 e foi muito criticada por membros mais conservadores. Entretanto, fez também com que o prêmio se tornasse mais relevante nos últimos anos.
Ganhar ou não alguma dessas honrarias não define a qualidade de um escritor. Muitas vezes, autores “esquecidos” pelas premiações se tornam Imortais, enquanto os vencedores caem no esquecimento. Mas sempre é bom conferir livros e autores com algum desses troféus em casa.
Quais são as novidades do mercado editorial?
ACELERANDO
A indústria da cultura está a todo vapor. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório Itaú Cultural, a chamada ECIC, economia da cultura e das indústrias criativas, correspondeu a 3,11% do PIB brasileiro em 2020. Isso significa que o setor cultural, incluindo o mercado editorial, movimentou mais dinheiro do que o mercado automobilístico (2,1%) e quase bateu o setor de construção civil (4,06%).
DESCONTÃO
A tradicional Feira do Livro da Unesp ocorre entre os dias 12 a 16 de abril, voltando ao modelo presencial pela primeira vez após o início da pandemia. No evento, as editoras participantes devem dar, pelo menos, 50% de desconto em todos seus volumes. Pelo site, os descontos são de 40%. Aproveite!
Recomendação: 5 Estrelas – A Conquista do Penta
Paulo Vinícius Coelho é, além de fanático por futebol, um grande comunicador. Com carreira longa na televisão e mais de dez livros publicados, tornou-se mestre na arte de contar histórias, unindo dados e bastidores que só ele é capaz de encontrar. No livro “5 Estrelas – A Conquista do Penta”, publicado em 2022 em comemoração aos 20 anos do pentacampeonato da Seleção Brasileira, PVC esbanja todas as suas qualidades em um enredo dramático e improvável. Muitos pensam conhecer a história e trajetória da Seleção em 2002, mas poucos sabem dos bastidores que tornaram o feito de Felipão, Ronaldo, Rivaldo e cia. ainda mais impressionante.